09 outubro 2012

Kimi ga Nozomu Eien



Sinopse: Suzumiya Haruka e Hayase Mitsuki são melhores amigas. A primeira é tímida e quieta, e a outra é mais extrovertida e ativa. Haruka se apaixonou por Narumi Takayuki, um colega da turma de Mitsuki, e pede à sua amiga que a ajude a se aproximar dele. Assim nasce uma amizade entre Haruka, Mitsuki, Takayuki e Shinji(seu melhor amigo), todos estudantes do terceiro ano do ensino médio. Algum tempo depois, Haruka se declara à Takayuki, e este aceita namorar com ela. Um dia, enquanto Takayuki corria para não chegar atrasado a um encontro com Haruka, ele encontra com Mitsuki, que diz que é o dia de seu aniversário. Takayuki compra um presente para Mitsuki e chega atrasado ao encontro. Mas esse pequeno atraso vai mudar a sua vida, a de Haruka e a de Mitsuki...

Título: Kimi ga Nozomu Eien
Nº de episódios: 14
Ano de exibição: 2003 ~ 2004
Gênero: Drama, romance, seinen.
Obs: Baseado em uma visual novel lançada em 2001 pela âge e animado pelo Studio Fantasia.



“A eternidade que você desejou”, um título bem poético, para não dizer dramático. E Kimi ga Nozomu Eien é assim, bem dramático. Já faz mais de um ano que eu assisti, mas ainda me lembro bem, pois essa é uma daquelas histórias para pensar, que fica martelando em sua cabeça dias e dias seguidos. Pelo menos comigo foi assim. Como é um seinen, já era de se esperar que o anime abordasse temas mais sérios e pesados. Um outro anime marcante que me deixou nesse mesmo estado foi School Days, mas desse eu falarei depois, de maneira mais aprofundada em uma outra oportunidade.



School Days

Se você for do tipo que adora um dramalhão ao estilo novela mexicana, prepare seu lenço, sente-se em frente ao PC, compre um pote de sorvete e aproveite. Mas se você curti mesmo é uma boa comédia, com enredo simples e leve, corra longe para não sofrer raiva. A série possui 14 episódios cheios de intrigas, tristezas, reviravoltas e choros, isso tudo com apenas cinco personagens participando efetivamente da história. São eles: Suzumiya Haruka, Mitsuki Hayase, Narumi Takayuki, Taira Shinji e Suzumiya Akane.



Tudo vai relativamente bem encaminhado na vida deles, até que ocorre uma tragédia. O atraso de Narumi causado por Mitsuki dá o pontapé inicial para o começo de um grande drama no anime, desencadeando um romance extremamente complicado. Daí pra frente, vemos o desenrolar de um triângulo amoroso que foi formado em circunstâncias nada convencionais. Devido a essas circunstâncias, é difícil julgar se as atitudes tomadas pelos personagens no decorrer da história estão certas ou erradas. 



Vou fazer o máximo para não soltar muitos spoilers, mas é difícil falar desse anime sem revelar alguns dos principais acontecimentos da história. Pelo menos o desfecho do triângulo amoroso eu não falarei.

Continuando...Enquanto Narumi passeava com Mitsuki, Haruka aguardava pacientemente no ponto de encontro até que é atingida por um carro. Depois do acidente, Haruka ficou em coma e Narumi entra em uma forte depressão. Ele praticamente não vive, vegeta, sofrendo constantemente com o peso da culpa e da perda. Enquanto isso, Mitsuki abre mão de sua vida para cuidar dele, uma vez que o mesmo estava em uma situação deplorável. Também pudera, depois de mandar a namorada pro hospital em estado grave porque quis comprar um presente pra amiga...



O fato é que Narumi sofreu bastante e pode-se dizer que a Mitsuki ressuscita ele, puxando-o do fundo do poço de volta à tona. O ato da Mitsuki é louvável, até certo ponto. Apesar de ter feito tudo por amor, Mitsuki acabou agindo de maneira oportunista, jogando-se literalmente em cima do Narumi no pior momento de sua vida, aproveitando a fraqueza e decadência dele para revelar todos os sentimentos que ela havia guardado há anos. No estado em que Narumi se encontrava, era praticamente impossível ele tomar alguma atitude para evitar o que estava prestes a acontecer entre ele e ela. Narumi simplesmente se deixou levar.



O tempo passou (exatamente três anos desde o acidente), ele engatou um namoro que ia razoavelmente bem com a Mitsuki, e os dois seguiam suas vidas adultas normais. Por um momento eu pensei que eles haviam esquecido totalmente da Haruka. Para mim, pareceu que eles estavam desfrutando de uma felicidade a qual não tinham direito, mantendo um relacionamento e planejando o futuro enquanto a Haruka perecia no hospital sem muita perspectiva. 

Então vem o estopim. Akane, irmã da Haruka, que era extremamente revoltada com a união de Mitsuki e Narumi, é a responsável por dar a notícia: Haruka acordou. As coisas ficam complicadas e só tendem a piorar quando Narumi descobre que, para Haruka, o tempo parou. Ela não sabe que três anos se passaram desde seu acidente e ainda acredita que namora com ele. 




Começa o dilema de Narumi. Como explicar à Haruka que ele passou os últimos anos com a Mitsuki? Como agir com a Mitsuki se Haruka acredita que ainda são namorados? Será que o amor que ele tinha pela Haruka acabou de vez ou ele ainda a ama? Será que ele deve recomeçar com a Haruka e largar a Mitsuki? Ou será que ele simplesmente deve ficar com a Mitsuki e ignorar tudo o que viveu com a Haruka? Seria injusto abandonar a Haruka agora que ela acordou, sendo que ele foi o responsável pelo acidente? Ou seria injusto abandonar a Mitsuki que o apoio durante todo esse tempo?

Enquanto Narumi se vê indeciso e culpado, todos tentam enganar a Haruka. O estado dela ainda é frágil e ninguém sabe o que pode acontecer se ela de repente descobrir que perdeu três anos de sua vida, e que nesses três anos o Narumi a substituiu pela sua melhor amiga. Mas o inevitável se aproxima e Haruka começa a perceber que há algo estranho.




E quando a hora da decisão chega...Muito choro, emoção, reviravolta e uma atitude louvável por parte da que ficou para trás. Chorei horrores quando ela decidiu abrir mão dele e seguir sozinha apesar das circunstâncias. Virei fã dela. Aliás, essa foi o primeiro anime que me fez chorar.

Eu quase esqueço de comentar que o triângulo já estava formado desde o início. Digo isso porque é óbvio interpretar as ações do Takayuki nos dois primeiros episódios. Sempre olhando para a Mitsuki, atendendo os pedidos dela e esperando por ela. Mas ainda sim do lado da Haruka, tentando fazê-la feliz e dividindo bons momentos no namoro.




Particularmente, gostei muito da série, exceto do final. Eu queria muito que o Narumi ficasse com a outra, o que não aconteceu, é óbvio. Apesar de para mim a escolha ter parecido errada, era o mais provável a acontecer, não só no anime como também na vida real. Aliás, os relacionamentos vistos em Kiminozo são relativamente bem críveis.



No final das contas, não importa qual fosse a decisão que o Narumi tomasse, alguém ia sair ferido. Que pena que quem se feriu foi a que eu era a favor... Mas, para nooooooossa alegria (brincadeira), existe ainda Kimi ga Nozomu Eien Next Season, que possui apenas quatro episódios e apresenta um final alternativo para o anime. Em cada um dos dois Kiminozo o Takayuki fica com uma garota diferente. Creio que este surgiu devido ao descontentamento do público com o final original da série. E também por ser baseado em uma visual novel, é comum que tenha finais alternativos.

Enfim, post enorme, escrevi bastante. Mas o que importa nesse anime é o triângulo amoroso super complicado. As atitudes e decisões difíceis dos personagens dividem muitas opiniões. 


Bom minna-san, recomendo que assistam e tirem suas próprias conclusões sobre o desenrolar dessa história emocionante. E voltem para dar sua opinião aqui, é claro.



Link para download:

Link para assistir online:

12 comentários:

  1. Sabe, Ivy-chan eu sei que nós não somos muito chegadas, mas quer participar na minha história: One Step to Another World?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim! Ficarei honrada Kyoko-chan!
      Aliás, já sou uma seguidora do seu blog, fiquei até envergonhada. O seu é muito mais bacana e bem elaborado que o meu!

      Ainda tô começando, esse é meu primeiro blog e só tem poucos meses de vida, espero que um dia eu chegue lá, perto da qualidade do seu.

      Matta ne!

      Excluir
    2. shusahsu honto que aceita? Arigato >.<
      ahsuah envergonhada? ^////^
      Para seu primeiro está otimo! Acredite, no meu primeiro visual do blog era horrivel ò.ó

      PS. gomene, eu tenho muita mania de responder a quem me responde ^^

      Excluir
    3. Eu também tenho essa mania. ;p

      Excluir
    4. susahusa já que estamos falando , gostarias de par romantico na tua personagem, lá na hitória?

      Excluir
    5. Claro! Adooooro romance!

      Gomen Kyoko, tô de saída agora, mas depois eu volto.

      Matta ne!

      Excluir
    6. sugoiiiii *---*
      Bem e eu vou dormir, sabe é que aqui em Portugal já são 22:48 --.
      kissu

      Excluir
  2. Oiee Ivy-Chan como vai ?
    Espero que bem...
    eu vim dizer que amei sua visita la no AS,e já to seguindo o seu blog.

    Bjinhos :**

    animeshoujoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thays-chan!
      Eu é que amei a sua visita aqui no S&A! Obrigado por seguir o blog, cada comentário e seguidor a mais é um estímulo para essa iniciante aqui.

      Espero ler mais comentários seus em breve. Tô indo agora dar uma olhada no seu blog.

      Matta ne!

      Excluir
  3. Não gostei do final de Kimi ga nozomu pois com a Haruka se despedindo de vez do ex ele corre para a outra ex amiga pois parece que o mesmo não quer ficar só ao invés de dizer eu te amo ele devia dizer que estou acostumado a viver com você a percepção que ele tinha de amor só chegou para ele no dia em que a Haruka sofre o acidente e depois diz adeus ele somente retorna para amiga da ex namorada pois vê que sua oportunidade de ter a Haruka é impossível pois a personagem pensa muito na amiga traíra e nele que deixou escapar que a mesma o ajudou o sentimento de revolta é grande pois o amor verdadeiro acaba perdendo no final o que resta são cinzas tristezas e cicatrizes.

    ResponderExcluir

Yoo Hoo futuro comentarista!
Pensando em comentar? Antes de mais nada, leia as regrinhas:

♛ Pode falar sobre o que quiser, deixar críticas, reclamar, perguntar...
♛ Nada de termos ofensivos, por favor!
♛ Se tiver algum blog/página/site que deseja divulgar, basta deixar a url no fim do comentário que eu visitarei.
♛ Mas cuidado! Se você adicionar "http://" seu comentário corre o risco de virar spam, é melhor usar apenas o endereço simples com "www"

Hai! Agora pode comentar à vontade. Ficarei feliz em saber sua opinião a respeito do blog e dos posts, e respondo de bom grado todos os comentários.

♛ Aguardando ansiosamente seu comentário...