03 setembro 2012

Itazura na Kiss




Sinopse: Aihara Kotoko é uma garota praticamente normal, se não fosse pelo amor platônico que a mesma nutre por Irie Naoki, o garoto mais inteligente da escola. Após uma tentativa frustrada de se declarar ao jovem (e levar um não na cara), Kotoko fica desiludida e promete a si mesma que iria esquecer aquela paixão. Mas as coisas mudam quando um terremoto destrói a velha casa onde ela e seu pai moravam. os dois são convidados para se mudar pra casa de um amigo de seu pai, e, para surpresa da jovem, este amigo é o pai de Irie-kun!
Baseado no mangá shoujo de Tada Kaoru.

Título: Itazura na Kiss
Categoria: TV
Episódios: 25
Gênero: Shoujo, Comédia Romântica
Lançado: 2008
Estúdio: TMS Entertainment 


Não importa quantas vezes eu assista esse anime, eu sempre rio e me emociono como se fosse a primeira vez. Já revi três vezes e simplesmente não consigo enjoar, estou achando que quando eu terminar esse post eu vou ficar com vontade de assistir de novo.



Só para deixar registrado aqui que, como alguns devem saber, o mangá de Itazura na Kiss não foi concluído devido a morte da autora, Tada Kaoru. O marido dela, Shigeru Nishikawa, afirmou que, desde o início, a intenção era encerrar no anime a história iniciada no mangá, algo inédito até agora. Independente de qualquer coisa, Itazura na Kiss foi um sucesso que inspirou não somente o anime, como também três live actions: Itazura na Kiss (J-drama), It Started With a Kiss (Tw-drama), e Payful Kiss (K-drama).


O que mais me chamou a atenção em Itazura na Kiss foi o prolongamento da história. O tempo decorrido nos 25 episódios da série vai muito além do colegial, chegando à vida adulta sem perder a graça ou o foco do anime. A grande maioria dos shoujos não costuma explorar esse lado do romance, mas Itazura na Kiss faz isso com sucesso, mostrando o desenvolvimento emocional, social, profissional e até intelectual dos personagens. O que se vê em Itazura é algo diferente e inovador que, até o momento, não encontrei em nenhum outro anime do gênero.  Ainda tenho esperanças de encontrar outro shoujo que vá tão longe quanto Itazura na Kiss no que diz respeito ao tempo de história do casal.

Por falar no casal, confesso que torci contra a união dos dois, Irie Naoki e Aihara Kotoko não combinavam em praticamente nada. Mas não foi esse o motivo que me fez secar a relação deles, foi o modo como a Kotoko se humilhava para o Irie e ele permanecia indiferente e frio. Isso me irritava demais! “Que parte do ele não te quer ela não entendeu?”, era o que eu pensava sempre. Por mais que todos saibam que no final de um shoujo o par romântico sempre fica junto, eu alimentava esperanças de que nesse fosse diferente.

Kotoko é a personagem mais determinada, atrapalhada, engraçada e, principalmente, sem orgulho que eu já vi em um romance. Em um segundo ela era chutada pelo Naoki, no outro ela já estava correndo atrás dele implorando pelo seu amor, e ele sempre a humilhava, eu não aguentaria! Mas a Kotoko aguentou, seguindo em frente e se empenhando ao máximo para conquistá-lo. E na tentativa de roubar o coração dele, ela arranjou uma ajuda mais que bem vinda: a da sogra. A Machiko, mãe do Naoki, é a responsável por muitas das situações engraçadas em Itazura na Kiss. Ela está sempre ali, dando aquele empurrãozinho para juntar os dois, enquanto isso eu ficava na torcida contra. Permaneci assim até um pouco além da metade do anime, quando finalmente dei o braço a torcer.

Melhor do que qualquer santo casamenteiro!

Se você ainda não assistiu o anime, pule para o último parágrafo. Caso você goste de spoiller, continue lendo, mas não diga que não avisei! Vendo as atitudes do Irie, é difícil não pensar que ele não ama a Kotoko. Mesmo após o casamento, o relacionamento dos dois continuava praticamente igual ao que era antes. São poucas as demonstrações de carinho por parte do Irie, por isso, quando o Keita apareceu, todo bonitão e cheio de amor pra dar, minha vontade era que a Kotoko desse um belo pé na bunda no Irie e fosse ser feliz com o Keita, o que, obviamente, não aconteceu. Logo depois da quase perda que o Irie sofreu foi que, finalmente, eu comecei a torcer pelo casal. 

O mais legal foi ver a transformação gradual dos sentimentos do Naoki. Como de pouquinho em pouquinho a Kotoko foi abrindo brechas para o que antes parecia impossível. Nos primeiros episódios eu podia afirmar com absoluta certeza que não havia chance nenhuma deles ficarem juntos, mas, quem diria, eles não só namoraram como também casaram e tiveram uma filhinha que promete dar trabalho. É uma das séries mais bem concluídas que eu já vi, só faltou mostrar eles velhinhos de mãos dadas.



De todas as coisas boas que vi em Itazura na Kiss, o que mais me pegou foi entender que cada um tem um jeito de amar, e que esse amor pode surgir, bem como ser expressado de diferentes formas. No final das contas, a atitude do Irie não é nada mais que o jeito sacana dele amar. Ele sempre ignorava a Kotoko, até ela sofrer e ficar com raiva,  depois fazia uma gracinha para ela, ressuscitando as esperanças e deixando ela sempre derretida e apaixonada. Isso é sacanagem, mas também pode ser amor. 

Enfim, Itazura na Kiss é considerado por muitos um clássico, não tem muitos clichês e apresenta um enredo envolvente que vai até a vida adulta dos personagens sem perder o fôlego da história. Recomendadíssimo!


Onde Baixar:
Anbient - Animescenter - Onlyanimes 

Onde Assistir Online:
Animazone - Extremeonline - Animeq



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Yoo Hoo futuro comentarista!
Pensando em comentar? Antes de mais nada, leia as regrinhas:

♛ Pode falar sobre o que quiser, deixar críticas, reclamar, perguntar...
♛ Nada de termos ofensivos, por favor!
♛ Se tiver algum blog/página/site que deseja divulgar, basta deixar a url no fim do comentário que eu visitarei.
♛ Mas cuidado! Se você adicionar "http://" seu comentário corre o risco de virar spam, é melhor usar apenas o endereço simples com "www"

Hai! Agora pode comentar à vontade. Ficarei feliz em saber sua opinião a respeito do blog e dos posts, e respondo de bom grado todos os comentários.

♛ Aguardando ansiosamente seu comentário...