14 outubro 2012

Para que servem os fillers?

E é assim que eu fico quando começa um filler na melhor parte da história...

Yoo Hoo minna-san!

Todos sabem que sou fã de shoujo, mas eu também sou fã de shounen, e foi assistindo um dos meus preferidos, Fairy Tail, que decidi fazer esse post. Recentemente o anime estava em uma temporada filler, retornando à história original agora. Ouvi muitos xingamentos e reclamações, todo mundo estava interessado mesmo era em ver os personagens atuando os capítulos do mangá (eu também tava!), por isso, muita gente jogou maldições em quem decidiu exibir um filler de uns 20 episódios quando ia começar um arco bem bacana na série. Venho aqui explicar para que serve esse tal filler.

Filler é uma palavra inglesa derivada do verbo to fill, que pode ser traduzido como “encher”, “preencher”. Filler poderia ser traduzido sobre “aquilo/aquele que enche”. É um termo largamente usado na indústria do entretenimento (filmes, quadrinho, séries, animes) para designar o que está lá só para encher linguiça, não tendo nenhum papel relevante para a história. Mas esse “enchimento de linguiça” tem um papel essencial para a indústria, uma vez que é mais rentável preencher um espaço (e continuar vendendo) que deixa-lo em branco (e perder dinheiro).


Não é só você não Orihime, boa parte da comunidade otaku também.
Além de Fairy tail, shounens como Naruto, Bleach, One Pice e muitos outros são um grande exemplo disso. O anime precisa esperar a produção da obra original, no caso, o mangá. Caso essa espera acarretasse uma pausa, muito dinheiro seria perdido. Ficariam sem retorno financeiro algum: a produtora do anime (e seus desenhistas, animadores, coloristas, músicos, dubladores); as emissoras que dublam, exibem e comercializam ao redor do mundo; as empresas que anunciam nos intervalos comerciais da série, produtoras de brinquedos, figurinhas, cards e chicletes baseados no anime.

Lembrem que cada uma dessas empresas possui uma grande cadeia de funcionários, do gerente à tia da limpeza, que dependem desse trabalho. E, para falarmos da produção do Japão, é bom ressaltar que ser animador não é um emprego luxuoso (L infelizmente!) que pague muito bem e ofereça grandes benefícios. Muito pelo contrário! É uma profissão seguida pelos que realmente amam, que não se importam em trabalhar muito e ganhar pouco se for para fazer o que realmente gostam. Mesmo alguns nomes famosos do meio nunca ficam ricos.

Enfim, não adianta insistir que os fillers deixem de existir porque estamos falando do ganha-pão de milhares de pessoas. E, é claro, da diversão de uns tantos que não dão a mínima se a história é original do mangá ou não, desde que se divirtam com seu anime preferido na TV! Na verdade, existe até alguns pouquíssimos fillers que são legais...

I hate it!

Eu realmente odiava fillers, mas depois que eu pesquisei um pouco sobre o assunto e entendi a razão de produzir fillers eu deixei de odiá-los. Agora eu só não gosto (grande diferença, não?). Mas eu prefiro assistir uma história aleatória do que passar meses sem ver o Natsu detonar tudo e o Happy soltar o seu "Aye!". 


7 comentários:

  1. hi o/
    já não odeio tanto os fillers ^^
    kissu ivy-chan

    ResponderExcluir
  2. Bom saber disso Kyoko-chan, mas que é chato é!
    Fazer o que né? Infelizmente eles tem que estar lá...

    kissus pra vc tmb Kyoko!

    ResponderExcluir
  3. Eu não sabia a razão,mas eu não me importo com fillers u.u
    Além disso,eu amo os fillers de One Piece *O*
    Por exemplo quando houve aquele de natal e o Luffy estava super kawaii,e este que acabei de assistir ontem que falava do Chpperman xD
    Eu amo os de One Piece,mas não vejo muitos outros fillers,apesar de haver vários que gosto.
    Enfim,eu não me importo com isso,desde que o anime seja bom,o filler para mim também tá x'D

    Ja nee!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Snizhana-san!

      Apesar de eu não gostar muito, eu acho legal ver que tem pessoas que não se importam. Afinal, é muito pior ficar sem ver o anime do que ver um filler.

      E tem até alguns que eu gosto, principalmente aqueles que contam histórias do passado. Esses servem para preencher algumas lacunas da série.

      Espero ler mais comentários seus em breve Snizhana-san.
      Matta ne!

      Excluir
  4. Eu não gosto dos fillers.Em One Piece aparece, alguns(pouquíssimos ;P) são legais.Mas se teve um que eu achei muito chato foi Davy Back Fight, aquela do Fox.Meu Deus, coisa chata!Claro, isso não impediu de eu continuar amando One Piece.Apesar de ter uma paixão enorme por shoujos,pra mim, One Piece é o melhor! *-*

    Conclusão: Não gosto! ;@

    ResponderExcluir
  5. o/ Também adoro shounens! One Piece, Fairy Tail, Bleach, Naruto, Death Note, Katekyo Hitman Reborn, Fate Stay Night/Zero, Toriko, Claymore e outros trocentos que encheriam a página se eu escrevesse.

    Mas, enfim, esse filler é aquele que o Luffy luta no final de cabeleira black power, não é? Se não for esse me corrija. Uma luta demorada que deu pra ver claramente que era só pra encher linguiça. Não gostei desse filler. Se é outro e não esse, provavelmente eu tmb não gostei :P, fillers me estressam, mas já que eles precisam estar lá, só me resta esperar que acabem e enquanto isso tentar curtir o anime. Mas é difícil gostar mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Fairy Tail! *U*)
    Eu adoro esse shounen, é um dos meus favoritos! Ainda mais por ser um dos mais engraçados e divertidos! :3

    E sobre esses fillers.. Bem, eu sou daquelas que não dá taantaa importância a eles. Porque, eles distraem um pouco e as vezes chegam a ser divertidos! Mas, mais importante do que um "preenche lacuna" é um episódio que faz vocês dizer: Nossa, que show!

    Então enquanto o anime for bom, um fillerzinho de vez em quando não faz mal ;)

    Kissüs~

    ResponderExcluir

Yoo Hoo futuro comentarista!
Pensando em comentar? Antes de mais nada, leia as regrinhas:

♛ Pode falar sobre o que quiser, deixar críticas, reclamar, perguntar...
♛ Nada de termos ofensivos, por favor!
♛ Se tiver algum blog/página/site que deseja divulgar, basta deixar a url no fim do comentário que eu visitarei.
♛ Mas cuidado! Se você adicionar "http://" seu comentário corre o risco de virar spam, é melhor usar apenas o endereço simples com "www"

Hai! Agora pode comentar à vontade. Ficarei feliz em saber sua opinião a respeito do blog e dos posts, e respondo de bom grado todos os comentários.

♛ Aguardando ansiosamente seu comentário...