24 novembro 2012

Hora do Obento!

Yoo Hoo minna-san!

Oishii!
Alguém aí está com fome? Bem, eu não estou ;P. É que acabei de devorar um delicioso barco de sushi e agora, de barriga cheia, fiquei inspirada a fazer esse post. Eu havia dito no último post sobre culinária nipônica que da próxima vez eu iria falar dos deliciosos obentos, vim cumprir minha promessa. Depois das comidas excêntricas que apresentei, vem agora essas belezinhas de dar água na boca...

O obento é como uma marmita japonesa, onde uma refeição completa é disposta em um recipiente/caixa para ser comido posteriormente. Como vemos em muitos animes, os obentos são muito populares e as pessoas o carregam frequentemente para o trabalho, a escola, viagens, piqueniques, eventos esportivos, etc. Muito mais do que uma simples marmita, o obento carrega todo um valor nutricional e estético também, sendo tão gostoso quanto agradável aos olhos. A aparência é tão importante quanto o sabor e o valor nutricional. Além do seu aspecto tão bonito, os obentos costumam apresentar uma porção de proteína para duas porções de vegetais ou frutas (fibras e vitaminas) e três porções de arroz (ou outro carboidrato), sendo assim, delicioso e saudável.


Aquela hora em que os personagens abrem sua marmitinha toda bem elaborada, dão um provinha e dizem "Oishii!" é a hora em que eu gostaria de trocar de lugar com eles. De tão bem feitos, alguns obentos até parecem obras de artes. Os preparadores, sejam mães cuidadosas, meros estudantes ou especialistas no assunto, geralmente capricham, considerando desde o formato da caixa, até a disposição e cores dos alimentos, chegando a fazer mini esculturas e desenhos com os mesmos. Lojas de conveniência também vendem obentos prontos, mas creio que os caseiros devem ser melhor, né?

Eu quero um desses...


Atualmente, há vários tipos de obentos com diferentes tipos de legumes, peixes e arroz. Além disso, o mercado japonês oferece uma grande gama de acessórios para ajudar no preparo dessas delícias. É interessante o modo como eles dedicam seu tempo a culinária. Sendo obentos ou não, a apresentação das refeições nipônicas são sempre maravilhosas, só de olhar já é uma experiência agradável, comer então, melhor ainda!

É isso minna, espero que tenham gostado. Agora fiquei com fome de novo >.<

Kissus e matta ne!

2 comentários:

Yoo Hoo futuro comentarista!
Pensando em comentar? Antes de mais nada, leia as regrinhas:

♛ Pode falar sobre o que quiser, deixar críticas, reclamar, perguntar...
♛ Nada de termos ofensivos, por favor!
♛ Se tiver algum blog/página/site que deseja divulgar, basta deixar a url no fim do comentário que eu visitarei.
♛ Mas cuidado! Se você adicionar "http://" seu comentário corre o risco de virar spam, é melhor usar apenas o endereço simples com "www"

Hai! Agora pode comentar à vontade. Ficarei feliz em saber sua opinião a respeito do blog e dos posts, e respondo de bom grado todos os comentários.

♛ Aguardando ansiosamente seu comentário...