03 novembro 2012

Notícia triste e preconceito contra os animes

 

Minna-san, venho agora falar de algo triste que aconteceu recentemente. Esses assunto me deixa deprimida, mas eu acho que precisa ser divulgado e comentado da melhor forma possível para que ninguém possa ter uma visão equivocada de nós, otakus, e do que adoramos.
Um adolescente russo de 14 anos cometeu suicídio após ver um personagem de Naruto Shipuuden morrer. O nome do garoto era Leonid Hmelev, e ele saltou de um prédio de 30 metros após assistir o filme Naruto Hurricane Chronicle, (spoiler a seguir) onde o Itachi morre.
Vale lembrar que, segundo a UNICEF e o The New York Times, a Rússia está em terceiro lugar no ranking de suicídios de adolescentes, em média todos os dias 5 adolescentes russos comentem suicídio. Um dado muito triste.
Infelizmente, esta já não é a primeira vez que a Rússia se vê envolvida em mortes relacionadas com anime. No início do ano houve uma polêmica de que os animes estariam contribuindo para o suicídio dos jovens. Essa ideia, extremamente estranha para mim, foi ainda reforçada por uma especialista em psicologia que disse que os animes ajudam para a decisão dos jovens em terminar a sua vida pois “romantizam a morte“.
O problema de tudo isso é que pouca gente quer ler nas entrelinhas, a maioria só vê o básico: um adolescente que se matou depois de assistir um anime. Mas há muito mais além disso que salva a culpa do anime. Ainda que em proporções não tão grandes, isso vem manchando a imagem dos otakus, dos animes, e do Japão, além de fazer alguns pais tomarem atitudes radicais como proibir o filho de ter contato com qualquer coisa relacionada às produções orientais.

Eu mesma tenho um amigo que, apesar de adorar, não tem permissão para ver nenhum anime ou ler mangá porque os pais acham que são "coisas do demônio". Puro preconceito. Se eles souberem das notícias de suicídio, aí mesmo que o meu pobre companheiro não vai ter chance nenhuma de apreciar o que ele gosta.
Vamos esclarecer alguns pontos. Primeiro de tudo, independente de qualquer coisa, a Rússia é uma das campeãs de suicídio. Segundo, esses adolescentes geralmente já apresentam um quadro de depressão anterior ao anime, então, não importa se foi uma novela, um seriado, um filme, ou um anime, a pessoa já tinha uma tendência a fazer esse tipo de coisa. Terceiro, adolescentes que cometem esse tipo de ato são pessoas de cabeça fraca, que por vezes não sabem como encontrar seu lugar no mundo e se apegam a qualquer ideia que lhes traga algum alívio ou escapatória aos problemas da vida, no caso, o suicídio. Falta a família, a educação e os amigos.Se esses jovens tivessem as três coisas que acabei de citar, nenhum deles se apegaria tanto ao mundo fictício a ponto de se matar por causa dele. Por último, temos o argumento mais óbvio: quantas pessoas no mundo assistem animes e quantas delas cometem suicídio? Só com esse último questionamento a gente já pode ver que as produções orientais tem menos responsabilidade nesses acontecimentos tristes do que a Rússia está tentando provar.
E, aliás, eu vejo muito mais valores positivos do que negativos no que assisto. Não desistir dos seus sonhos, valorizar os amigos e a família, ser respeitoso, ser gentil, cuidar de quem se ama...essas são as mensagens que os animes me passam, por isso, não se pode sair por aí culpando uma série só porque existe um grupo de pessoas que não sabem lidar com a própria vida. O que se deve fazer é tratar da depressão desses jovens, e não apedrejar os animes.
Então minna-san, acho que é só isso, espero que eu tenha conseguido expor bons argumentos em defesa do que amo.
Matta ne!

10 comentários:

  1. Nossa que triste mesmo x-x
    Eu odiei que o Itahsi tivesse morrido, pois ele é a minha personagem que eu mais amo acima de todos, mas eu nunca cometeria um suicídio, nossa! Por muito que me custe dizer, é só um "boneco" é só um desenho anime! Não é preciso tanto... 'o' estou mesmo de boca aberta...

    Flor, eu vou divulgar isso, mas eu deixo os créditos está bem? Depois veja no OUT. Kissus

    ResponderExcluir
  2. Fico muito agradecida com a sua ajuda na divulgação Kyoko-chan.
    Infelizmente casos assim acontecem, e eu tmb sempre fico de boca aberta,ás vezes não dá pra acreditar que a pessoa fez aquilo por um personagem.É como você disse, por mais que eu ame,eu sei que não é real.

    Kissus pra vc tmb Kyoko-chan!

    ResponderExcluir
  3. Olá vi esse post no blog da Kyoko e vim comentar aqui também, o pior da noticia é que tem muitas pessoas que vão ficar criticando e perturbando agente pra não assistir, uns anos atrás fizeram isso com o RPG lembro que minha mãe morria de medo do jogo e de alguém me matar se meu personagem morresse mas como meus pais são mente aberta viram um jogo e que não tinha nada a ver então minha casa passou a ser a central dos jogos por os outros pais não deixavam com medo de um louco matar as pessoas cujos personagens morressem rsrs, oh vida né

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente você tá certa Taty, com essas notícias sempre vai ter um ou outro pra tentar nos repreender. E esse lance dos pais, é engraçado como cada um reage, tem pais que são mente aberta e já tem outros... Digo que é engraçado porque enquanto os pais do meu amigo não deixam ele chegar perto de anime, minha mãe já assiste junto comigo, vive pedindo pra mim baixar esse ou aquele anime e ainda tem sua lista de preferidos que inclui Claymore, Gosick, Kaichou Wa Maid-Sama, entre outros. Ela é capaz de passar horas discutindo sobre um anime comigo, pode isso? Acho que eu sou uma otaku abençoada!

    ResponderExcluir
  5. Triste mesmo... Fiquei de coração partido com essa noticia...

    Mangá do Futuro

    Kissus

    Midori-chan

    ResponderExcluir
  6. Essa notícia é realmente de deixar qualquer um triste Mido-chan.:(

    E você deixou o link do seu blog, que por sinal é muito bacana. Já fui lá dar uma conferida e acabei virando sua seguidora! ;P

    Kissus e matta ne! A gente se vê nos comentários das suas próximas postagens no Mangá do Futuro, pode esperar por mim que eu aparecerei por lá.

    ResponderExcluir
  7. Hmmmmmmmmmmmmm, realmente... Animes kkkk só podia ser os japoneses mesmo kkk
    Eu estudo em uma escola evangelica e o pastor d la vive reclamando dos animes, fala q e coisa do demonio -.- Eu sei q n tem nada a ver com o post, mas tipo, eu acho SUPERERRADO, parece até q ele tá me marcando querendo q eu n veja animes, sou JAPONESA E TENHO ORGULHO DISSO, affz, todo mundo fala p respeitar o Funk, mas como? Se eles nem mesmo se respeitam? Me digam por favor? Como???????????
    e sobre as mortes, realmente, eles tem uma kbça fraca e os animes realmente tem pontos negativos mas tb tem pontos positivos! Como sabemos NADA É PERFEITO NEÁH? ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o pior é que tem várias outras pessoas que pensam igual a esse padre =( São pessoas que não conhecem ou nunca assistiram um anime, preconceituosas. Vishi...se esse padre soubesse dessa notícia aí mesmo é que ele iria te marcar >.<

      Como eu disse antes, as pessoas tem uma cabeça fraca e são os animes que levam a culpa. Isso é uma pena.

      Excluir
    2. verdad, mas n sou taum fraca como eles, tenho estado por mts problemas mas nem por isso desisto da minha vida U.u

      Excluir
  8. Uma triste realidade, tem pessoas que não sabem diferenciar o vida real da fictícia então acontece esse tipo de coisa, não acho que as mortes tem a ver com animes pois desde os meus 2 anos assisto animes, é nunca tive esse tipo de ideia em minha mente, pelo contrario sempre tive ideias de mim esforçar mais, de proteger que eu amo.

    X-Tudo Confissões

    ResponderExcluir

Yoo Hoo futuro comentarista!
Pensando em comentar? Antes de mais nada, leia as regrinhas:

♛ Pode falar sobre o que quiser, deixar críticas, reclamar, perguntar...
♛ Nada de termos ofensivos, por favor!
♛ Se tiver algum blog/página/site que deseja divulgar, basta deixar a url no fim do comentário que eu visitarei.
♛ Mas cuidado! Se você adicionar "http://" seu comentário corre o risco de virar spam, é melhor usar apenas o endereço simples com "www"

Hai! Agora pode comentar à vontade. Ficarei feliz em saber sua opinião a respeito do blog e dos posts, e respondo de bom grado todos os comentários.

♛ Aguardando ansiosamente seu comentário...