08 dezembro 2012

Correndo atrás dos seus sonhos


 
Oi minna!
Passei um tempinho fora (trabalhos e mais trabalhos blá, blá, blá... e também trote nos meus calouros da facul!), e agora estou de volta. A última vez que estive na blogosfera eu li um post muito legal no blog da Meg White, o Finalmente Sou Eu, onde ela tratava de um assunto bem interessante, a descoberta do “eu”.
Quem eu sou? O que eu quero ser? O que eu vou fazer? Acho que todos já se perguntaram isso alguma vez na vida, alguns mais e outros menos, mas creio que, para todos, a fase em que estas perguntas surgem como um problema constante é na adolescência. Acho que, entre os seguidores do blog, a maioria são adolescentes de 13 a 17 anos que ainda estão se descobrindo, por isso pensei que seria legal trazer esse assunto num post assim como a Meg. Minna, se minha suposição quanto a idade de vocês estiver errada, onegai, me digam.
Lembram quando erámos pequenos, tipo cinco ou oito anos, e alguém perguntava “O que você vai ser quando crescer?”, a maior parte de nós já tinha uma resposta na ponta da língua, certo? Eu tinha: cantora, bombeira, atriz, jornalista/escritora e desenhista! Eu respondia de imediato e me recordo de ter ouvido várias vezes um “Nossa, tudo isso? Você vai ter que escolher”, ao que eu respondia “Por que eu tenho que escolher? Por que eu não posso ser tudo isso?”, e a resposta era sempre a mesma “Porque mesmo”. Dentro de mim uma garotinha irritada esperneava, “Aff...cruz credo! Como eles são chatos, sempre botando dificuldades nos meus sonhos!”. Eu não sei quanto a vocês, mas eu era assim.

No final das contas eu tive que escolher, mas não sem antes testar. Isso mesmo, testar. O apoio da família foi de grande ajuda nessa hora. Não vou contar a história toda porque senão o post vai ficar gigantesco, mas o que vocês precisam saber é o seguinte: fiz peças e me apresentei cantando profissionalmente; me tornei instrutora de uma brigada juvenil e fui indicada para o corpo de bombeiros; faço estágio como jornalista em uma assessoria de comunicação; e entrei no curso de Design. Nossa...botando assim eu nem acredito que fiz tudo isso, mas aconteceu mesmo. Tudo isso foi muito importante quando a hora da decisão chegou.

Mas porque eu estou falando sobre o que aconteceu comigo minna? Porque eu não quero que vocês errem. Pensem bem, do que vocês gostam? O que vos deixa feliz? Eu gostava de muitas coisas e acabei achando que poderia ser tudo, mas depois de experimentar eu descobri que o que eu realmente amo é música e criar, seja lá o que for. Optei pela criação e decidi fazer Design, mas antes eu fiz Jornalismo, apenas por achar que seria mais seguro. Fiz um ano e larguei. Não dá, quando você ama algo não tem como fugir. Eu queria desenhar, eu queria projetar, eu queria pintar, eu queria criar. Mesmo tendo uma carreira toda programada para mim caso eu terminasse o curso de Jornalismo, eu abandonei depois de um ano. Muitos me olharam estranho e disseram que eu era louca, ainda por cima porque eu já tinha rejeitado Direito e Medicina. Mas eu tinha uma resposta para todos que me julgavam: Loucos são aqueles que desperdiçam suas vidas fazendo o que não gostam só para agradar os outros.
Então minna, pensem bem sobre tudo que vocês amam fazer. Se imaginem 20 anos no futuro, como um adulto resolvido e feliz. O que vocês viram? Um desenhista famoso? Um blogueiro de sucesso? Um astro no esporte? Então agora corram atrás! Não liguem para o que os outros vão dizer e tentem realizar seus sonhos, para que no futuro vocês não olhem para trás e pensem “Se eu tivesse feito de outro jeito...”. É melhor perder tentando do que desistir antes mesmo de se esforçar. Conheço muita gente que não teve coragem de assumir o seu eu e correr atrás dos seus sonhos, e hoje elas são frustradas.

Mais uma vez que você descobriu o que ama e decidir lutar por isso, você não pode ficar só na imaginação, é preciso ter pé no chão e traçar um plano, assim fica mais fácil realizar. Exemplo: você quer ser desenhista ou mangaká, então você passa todos os dias da sua vida desenhando e esperando o dia em que vai publicar um trabalho, certo? ERRADO! Você continua desenhando, mas como quer ser mangaká você vai precisar falar japonês, então você vai fazer um curso para aprender a língua. Seus pais não querem pagar? Economiza a mesada, trabalhe meio período, ajunta dinheiro e pague você mesmo, ou então vá para a net que está cheia de apostilas grátis (eu faço isso). Você vai precisar ter um traço impecável também, procure cursos de mangá online ou em revistas especializadas, pratique, pratique muito, estude para entrar em uma faculdade de Design, Artes Visuais ou qualquer outra do tipo, isso vai ajudar muito também.

Tá fazendo os cursos, tá na faculdade e tá praticando? Agora divulgue! Abra um site e mostre seus trabalhos, publique portfólios, mostre aos seus amigos e a quem mais quiser ver, envie seus desenhos/histórias para as empresas da área por email ou carta mesmo, mostre ao mundo o que você faz. Ninguém te chamou no Brasil? Vá para o Japão! Se você não tem dinheiro para ir, mas ainda está na faculdade, eles podem te arranjar uma bolsa de estudos no exterior (nas federais eles arranjam). Fique atento aos programas de intercâmbio, na minha tem um totalmente grátis, basta saber falar a língua do país de destino e ter boas notas, você vai terminar o curso em outro país e eles ainda oferecem moradia e dinheiro mensal. O importante é pegar a primeira oportunidade que aparecer.
Agora imagine que você já chegou no Japão, eu tenho notícias boas e más. A boa é que eles estão sempre buscando novos talentos, então vai ser fácil conseguir uma entrevista com os responsáveis de uma editora, é só agendar e pronto. A má é que a concorrência é enorme e você precisa se destacar. Você praticou esse tempo todo, não foi? Então o traço não vai ser problema, mas é necessária uma história diferente, algo criativo, mesmo que tenha um pouco de clichê ainda sim tem que ser diferenciado de alguma forma. Leve todo o seu trabalho para eles, ilustrações, gravuras, histórias, ideias e mostre tudo o que puder, se algum deles gostar você vai ter seu sonho realizado!

O caminho é longo, pode demorar anos, mas se você não estiver disposto a ir frente, continue desenhando para si mesmo e fique só na imaginação. Só de pensar que há a possibilidade de tornar tudo realidade eu já fico animada. Espero que vocês também se animem, porque não existe nada mais triste do que chegar ao fim da vida e descobrir que não se viveu nada. Quem decide realizar seu sonho vai levar muitos “nãos” na cara até realmente conseguir, mas quanto mais difícil é a luta maior é a recompensa.
Vish...já escrevi demais, acho que até fugi um pouco do tema do post da Meg, mas enfim, o que eu queria dizer era mesmo isso. Descubram o seu “eu”, e quando descobrirem, corram atrás dele e da felicidade. O meu “eu” é uma garota criativa e comunicativa que daqui a 20 anos vai estar com seu nome estampado nos produtos mais bonitos que vocês já viram, sejam eles móveis, carros, ilustrações, roupas (designer faz tudo isso)...Eu já estou correndo atrás do meu “eu”, vocês não vão correr atrás do de vocês?

6 comentários:

  1. Aah Ivy-chan, eu tenho 12 anos ;P
    E sim, quando eu era menor, ficavam me perguntando o que eu iria ser quando crescer, e eu não sabia responder, ainda não tenho nada em mente, mas se um dia eu escolher algo, vou atrás de ser o que eu quero o/
    Arigatou >w<

    ResponderExcluir
  2. Own...vc ainda é novinha Bia-chan,tenho certeza q um dia vai descobrir o que mais ama fazer,e vai ser algo bem legal, torço para q quando descubra vc consiga realizar seu sonho :-]

    Eu é que agradeço por ter tido paciência de ler esse post enorme. Kissus :-b

    ResponderExcluir
  3. O post me fez pensar na vida (particularmente é o que eu mais faço, hehe), mas continuando eu gostei muito, e é bem assim, ne? Você tenta descobrir o que quer fazer, mas não sabe, e as pessoas ao seu redor ficam te pressionando para fazer algo que de bastante dinheiro, não que isso vá te fazer feliz...
    Enfim, mesmo assim eu não sei XD porem vou continuar pensando o que me faz feliz!
    Obrigado Ivy-chan >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é assim mesmo Otome-chan! Infelizmente muitos ficam pressionando seus filhos pra escolherem o curso q pague mais ou q proporcione mais status,odeio isso.

      Eu tmb passo um bom tempo pensando na vida,principalmente embaixo do chuveiro :-b hehehe...

      De nada pelo post! Kissus

      Excluir
  4. Ehehe,nós duas aqui correndo atrás.
    Espero que um dia eu vá para uma grande competição de skate,Até hoje só participo de coisinhas "nada oficiais" do bairro,nada importante.O bom mesmo é ir melhorando até conseguir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o espírito é esse Meg-chan, continuar sempre praticando q um dia vc consegui. Nunca deixe de participar das competiçoes de bairro sempre q puder, quero ver quem é o grande jogador d futebol q nunca bateu uma pelada qualquer! Quero ver quem é o grande skatista q nunca participou d uma competição de bairro!

      Boa sorte Meg, espero q vc consiga :-> Arigatou pela inspiraçao em seu post

      Excluir

Yoo Hoo futuro comentarista!
Pensando em comentar? Antes de mais nada, leia as regrinhas:

♛ Pode falar sobre o que quiser, deixar críticas, reclamar, perguntar...
♛ Nada de termos ofensivos, por favor!
♛ Se tiver algum blog/página/site que deseja divulgar, basta deixar a url no fim do comentário que eu visitarei.
♛ Mas cuidado! Se você adicionar "http://" seu comentário corre o risco de virar spam, é melhor usar apenas o endereço simples com "www"

Hai! Agora pode comentar à vontade. Ficarei feliz em saber sua opinião a respeito do blog e dos posts, e respondo de bom grado todos os comentários.

♛ Aguardando ansiosamente seu comentário...