26 dezembro 2012

O melhor live action

 
Recentemente um amigo me perguntou sobre o melhor live action que eu já havia assistido. Qual não foi a surpresa dele com a minha resposta. Como gosto muito de shoujo, assisto frequentemente doramas e filmes baseados em obras direcionadas ao púbico feminino. Era de se esperar que eu respondesse algo como: Skip Beat, Bokura ga Ita, Kimi ni Todoke, Playful Kiss, Hana Yori Dango, entre outras do gênero. No entanto, nada de romance, drama ou comédia, o melhor live action que já  assisti foi...

 

Isso mesmo. O filme de Gantz. Sem dúvida nenhuma, sem pensar duas vezes, para mim esse é o melhor. Para quem não sabe, Gantz é um mangá de Hiroya Oku que é publicado na Young Magazine desde 2000 e que ganhou um anime de 26 episódios exibidos em 2004. Resumidamente, a história é a seguinte:

Kurono Kei é um estudante pervertido e individualista.Um dia, enquanto Kei esperava o trem no metrô, um bebâdo cai nos trilhos e Kei encontra seu amigo de infância, Katou Masaoru. Juntos eles salvam o bêbado, mas o trem acaba atingindo os dois. Então Kei e Katou surgem em uma sala acompanhados de várias pessoas que deveriam estar mortas. No centro da sala encontra-se Gantz, uma esfera negra com um homem aparentemente insconsciente por trás dela. Gantz avisa que a vida de todos ali acabou, e começa a passar missões a serem cumpridas.


As missões sempre envolvem alienígenas e são realizadas em uma realidade paralela que coexiste com a vida real.  Os personagens tem um tempo limite para completá-las, e ainda ganham uma roupa especial que potencializa sua força e defesa. No entanto, mesmo com a roupa, as chances de sobreviver não são das melhores. Não existe outra escolha a não ser lutar, e acreditem, não é nada fácil essas lutas. Pelo contrário, é praticamente impossível cumprir essas missões sem perder ninguém durante a batalha.

Quem já assistiu o anime ou leu o mangá sabe que Gantz não é algo para se ver com a família. Há várias cenas de violência brutal, além de relações sexuais (já que o Kurono é pervertido) e muitas outras coisas que fazem de Gantz uma verdadeira obra seinen de ação, terror, drama e ficção científica. Com certeza é uma série pesada que não agrada a todos, ou que nem todos aguentam acompanhar.

É num cenário psicológico de tensão e perigo que Gantz se desenrola. Há toda uma história por trás de cada personagem e muitos mistérios a respeito do "cara da esfera". Perguntas e mais perguntas que não são totalmente respondidas, mas que nos prendem ao mangá/anime.

 
Considero o live action como uma adaptação do mangá, e não do anime. Quem já assistiu o anime e leu o mangá deve ter a mesma opinião que eu.

Mas porque acredito que seja o melhor até agora? Eu explico. De todos os live actions que assisti, esse foi o que mais se aproximou da sensação que a obra original transmite. O mesmo sentimento de perigo e de tensão que eu senti assitindo o anime eu senti enquanto via o filme.

Outro ponto importante, e acho que esse é o que a maioria mais repara, é a caracterização e ambientação. Tudo está muito fiel ao mangá/anime: as roupas, os personagens, o cenário, os efeitos e até mesmo o enredo. Impossível deixar de comentar a qualidade dos efeitos, a perfeição das armas e das roupas, além dos aliens. Ah! Os aliens! Assisti o filme todo assim "*o* eles existem!" Pareciam que os aliens tinham pulado diretamente dos desenhos para a vida real.


A produção do filme foi acompanhada de perto pelo Hiroya Oku, o que fez com que houvesse toda uma preocupação com cada detalhe, chegando ao resultado incrivelmente bem elaborado do filme.

Em suas duas horas, o filme se desenvolveu muito bem. Mostrou como Kei e Katou foram parar á, além das primeiras missões, do drama  dos protagonistas, chegando a adaptação do Kei a essa nova realidade que iria enfrentar dali em diante, e, por fim, fazendo o personagem se tornar "o cara".


 Há ainda algumas partes que gostei muito mais no filme do que no mangá/anime. Uma delas foi o tempo de reação dos personagens. No anime/mangá eles demoram capítulos inteiros olhando um pra cara do outro e dizendo "o que vamos fazer?" enquanto seus companheirsos estão em perigo. Façam-me favor! Eu sei que o medo é grande, mas não tem muito o que pensar, é correr pra ajudar e pronto. Foram muitos os que morreram por causa da lerdeza dos outros, e disso eu tinha muita raiva no anime. No filme, por motivos óbvios, tudo precisa ser mais rápido.
 
Outra coisa foi a perversão do Kurono. No mangá/anime ele é um tarado incurável, no filme ele apenas pensa umas besteirinhas de vez em quando. Achei mehor assim, foca mais na história. Alguns preferem ele super pervertido mesmo.
 
É claro que o filme não foi perfeito, mas para mim chegou muito perto disso. O segundo filme (Perfect Answer) saiu alguns meses após o primeiro. Nesse a história toma rumos diferentes do que acontece no mangá, e não tinha como ser diferente, já que o filme, assim como o anime,  foi lançado antes do final. Apesar de não ter sido tão bom quanto o primeiro, ainda sim foi bom e tem uma conclusão muito melhor do que aquela vista no anime.
 
 
Enfim, fidelidade à essência da obra original, com o uso de efeitos visuais e cenas de ação incríveis foi o que fez desse filme (o primeiro e não o segundo >.<) o melhor live action para mim. Talvez se fosse um seriado que respondesse todas as perguntas da história, e não um filme com tempo reduzido, esse seria o "The Best Live Forever" e não teria pra ninguém. Hehehe... 
 
Então minna-san, é isso. Sei que muitos preferem o live de Death Note, mas eu sou Gantz!
 
Links para download:
Meikai Animes (esse tem um formato melhor e o aúdio está em japonês, não em inglês como na maioria)
 
Links para assistir online:
 



13 comentários:

  1. Adoro esse Live Action *w* Acho um dos melhores q tem....rs *-* e pensar q vc gostava....gosto mais do manga, depoiso live action e o anime, mtu bom *-* rs
    http://souotomeecomorgullhoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho o melhor, hihihi...gosto sim Naka-chan, gosto muito! Eu não sou tão fofa quanto pareço >.< adoro filmes de terror e tortura tanto quanto gosto de shoujos.

      Também prefiro o mangá. Hehehe...bem mais pesado e com as dúvidas esclarecidas sobre a história, é claro.

      Kissus!

      Excluir
  2. Oi Ivy-chan.
    Tens um blog super kawaii. Estou seguindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. \o/ arigatou C.C, seja bem vinda ao blog. Fico muito feliz em te ter como seguidora ^_^

      Excluir
  3. não conheço,apesar de ver as imagens pareçe legal (mais ainda não é muiito me estilo * ¯ ∇ ¯ *) ,vou ver se acho ele online,talvez goste,...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É legal sim Bia-chan,mas se você não gosta do estilo acho melhor não assistir, tem bastante sangue e morte, talvez você não curta >.< mas enfim, eu baixei pelo Strife Project, mas tem para assistir online em alguns sites.Vou atualizar o post com os links.

      Kissus e matta ne ^_^

      Excluir
  4. Eu sou o único que prefere o live action de Death Note ? ç.ç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkk Não Shiro-chan,tenho certza que muitos outros preferem o live de DN,por isso disso aquilo no fim do post :-> fique tranquilo que vc não tá sozinho nessa,eles apenas não vieram comentar aqui >.< hehehe...

      Kissus e mais kissus pra vc!

      Excluir
  5. Nuoooooooooooooooooooooooossa, Gantz!?
    Eu amo gantz e fiquei sabendo isso pela Neo Tokyo ( sou colecionadora *O*)
    Ainda não tive oportunidade de assistir, =/
    os únicos live actions que assistir foi os dois do DN, um do Naruto feito por fãs e só. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaaahhh eu adoro Gantz e adoro a Neo Tokio! Corre pra assistir que é muito bom Li-chan,como vc é fã do anime vai gostar bastante. Não sabia desse live de Naruto feito por fãs >.< fiquei interessada,vou procurar pra ver. Em breve eu faço um post sobre o live de DN,hehehe....Kissus pra vc!

      Excluir
  6. My god, é o Ninooooo *0* agora qro ver! xD
    Hm, Death note nem é tão assim.. agora quem tá vencendo é o live de Rurouni Kenshin *-* s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninooooo kkkkkkkkkkkkkkkkk ri demais! O pior é que parece mesmo >.<
      Death Note não me animou também.Não posso falar nada de Rurounin Kenshin porque ainda não vi, mas sei que está gerando murmurinhos no mundo otaku, preciso ver o/

      Kissus! Arigatou pela visita e pelo comentário ^_^

      Excluir
  7. ta e muito bom mais eu gostaria de saber qual e o anime ou live action que e a primeira imagem????

    pf se alguem souber me procure no google+ meu nick e kirito40

    obrigado

    ResponderExcluir

Yoo Hoo futuro comentarista!
Pensando em comentar? Antes de mais nada, leia as regrinhas:

♛ Pode falar sobre o que quiser, deixar críticas, reclamar, perguntar...
♛ Nada de termos ofensivos, por favor!
♛ Se tiver algum blog/página/site que deseja divulgar, basta deixar a url no fim do comentário que eu visitarei.
♛ Mas cuidado! Se você adicionar "http://" seu comentário corre o risco de virar spam, é melhor usar apenas o endereço simples com "www"

Hai! Agora pode comentar à vontade. Ficarei feliz em saber sua opinião a respeito do blog e dos posts, e respondo de bom grado todos os comentários.

♛ Aguardando ansiosamente seu comentário...