08 janeiro 2013

Revendo animes e comparando




Por algum motivo, nos últimos dias me desinteressei pelos animes mais recentes e do nada decidi rever todos aqueles que fizeram minha infância. Estou tão nostálgica, alguns estão me encantando mais ainda do que quando eu era guria, outros estão me parecendo bem diferentes do que eu lembrava.
É engraçado como o tempo pode mudar nossa opinião, aquela série que simplesmente amávamos em nossa época de criança, pode ser vista como fútil quando crescemos. Por mais que eu esteja vendo algumas de uma forma bem diferente do que via antes, ainda não cheguei ao ponto de mudar tão drasticamente minha opinião.
A Sakura ainda é minha querida Sakura, a Serena continua tão atrapalhada e cativante como antes, o Goku ainda é o guerreiro mais fuck yeah de todos, ainda espero sair em uma jornada Pokémon ou viajar pro Digimundo, CDZ ainda me irrita com suas lutas, a risada da princesa Aeka ainda me faz rir, e por aí vai.

Comparando com os animes atuais, percebo que algumas coisas mudaram bastante. Primeiramente, é claro, a qualidade da animação, segundo, a apelação. Isso mesmo, hoje em dia o que não falta é apelação de todo o tipo pra conquistar audiência. Certo que a concorrência aumentou, mas às vezes vejo animes sem o mínimo de conteúdo fazendo sucesso só porque uma parcela do público quer ver peitos balançando. O ecchi é a forma de apelação usada atualmente, mas não é a única.

Há uns que fazem sucesso e que são pura violência e sangue, outros são puro clichê, outros pura fofura, e por aí vai. Acho que não tem nada de muito errado em apelar em algumas coisas na obra, o problema é quando todo o resto é deixado de lado só para focar nisso.

O que me fazia gostar de um anime naquela época era principalmente o carisma do personagem e sua história. Eu torcia por ele e pra que tudo desse certo. Hoje em dia ainda acontece o mesmo comigo, eu ainda vou pelo carisma e história, mas às vezes boas histórias e bons personagens são postos em segundo plano em prol da apelação.

Isso não quer dizer que eles sejam melhores ou piores do que aqueles que via antes, só quer dizer que eles estão abusando de cada vez mais artifícios secundários (ecchi e moe por exemplo) para conquistar o público. Há inúmeros animes ótimos hoje em dia, mas alguns ficariam bem melhores se não fossem tão apelativos.

Acho que quem tem de 15 anos pra cima e assiste anime desde pequeno deve ter entendido melhor o que eu quis passar nesse post. Na verdade isso não é assunto que se possa tratar em apenas um post, daria pra fazer um livro, pois tem muito mais coisas envolvendo esse fato.

12 comentários:

  1. ahaha eu sei Ivy chan, as vezes me sinto assim como vc me disse tb >3< querendo ver animes q marcaram nossa infancia *o*
    ontem por exemplo eu queria ver Inuyasha e Naruto q marcou msm minha infancia rsrs
    claaro sem tirar cdz u,u e Ayakashi:Japanese Classic Horror u_u

    http://souotomeecomorgullhoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ayakashi \o/ também adoro esse anime, é um dos melhores de contos de terror que já vi, apesar das histórias serem curtas >.< ás vezes bate a saudade e a gente corre pra ver os primeiros que vimos, hehehe...

      Kissus...

      Excluir
  2. Oii Ivy-chan achei seu blog bem interessante , Bem na verdade quem me indico ele foi a Ana-chan ! Realmente adorei , muito Kawai ^^
    Bjs

    http://kah-drama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arigatou Kah-chan ^_^ também já virei sua seguidora, hihihi...seja muito bem vinda, kissus...

      Excluir
  3. com certeza Ivy-chan! tem animes que apelam sempre pra mesma coisa que chega a irritar! Mas o que mais me irrita são os fillers, quando eu era pequena nem tinha tanto, agora é o que mais tem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? às vezes são apelativos demais. Fillers! Outra coisa que eu havia esquecido >.< não sei muito bem se antes havia muito filler, só sei que hoje eles aparecem sempre, infelizmente.

      Excluir
  4. Também gosto de ver animes que marcaram minha infancia como Dragon Ball e Yu-Gi-Oh... É emocionante e trás boas lembranças...
    Ivy-chan, participa do meu concurso?

    http://mangsdofuturo.blogspot.com.br/2013/01/1-concurso-do-watashi-no-sekai-minha.html

    Participa? Onegaii?

    Kissus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, sempre me vem recordações agradáveis da infância ^_^ assim que eu tiver um tempinho eu vou lá ver o concurso Mido-chan, provavelmente irei participar :->

      Kissus!

      Excluir
  5. Verdade mesmo Ivy - a parte de alguns personagens serem postos de lado por causa da apelação.
    Eu revi sakura, estou revendo yu gi oh e vi yu yu hakusho.
    Continuam sendo ótimos animes.
    Tenho um carinho especial para com os antigos, afinal foram meus primeiros *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os primeiros serão sempre os primeiros, são especiais para mim também marcaram minha infância ^_^ e eram menos apelativos, é claro.

      Kissus 4U!

      Excluir
  6. Nuss eu sou o unico menino no seu blog?responde depois isso pra mim okay? :3

    Então concordo com você alguns animes estão decaindo muito quando se fala em "originalidade" não e muito a ver com seu post , mais sei la,animes Shounens sempre parece que estão copiando o outro,ecchi esta quase um Hentai por esta buscando tanto o publico ecchi como o hentai, sei la a unica coisa que pra mim responde isso é que o mundo dos animes realmente mudou muito, por isso pra mim sempre sera,beyblade,CBZ,Dragon ball,Digimon,super campeões etc... é e claro meus prefiros como sakura card captors é inuyasha ,sim o que me fez entra nesse post sem olhar o titulo foi a Sakura Kinomoto uma simples garota de 10 anos que quebrou toda aquela regra de "anime de menina e animes e menino" onde juntou todo o tipo de publico em um só anime, nuss ela marcou minha infância e marca minha adolescência toda vez que vejo esse anime, é Inuyasha que fez eu me apaixonar pela Kagome quando tinha uns 9 ou 11 anos por ai....

    é assim foi minha vida de otakuquinho rs, desculpa pelo comentário enorme e que sei la você abriu um espaço pra muitos otakus falarem do seu passado mesmo você não esta trazendo essa mensagem nesse post,bom obrigado por ler esse comentário grande é que sei la me sentir uma criança novamente ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hihihi...vc não é o único, tem o Thonn-kun, o Renan-kun, o Kao-chan, o Pedro-kun, o Coelho-kun, o Cauaan-kun...eles andam um pouco sumidos, alguns estão com probleminhas, outros eu não sei >.< mas eles comentam, principalmente o Thonn-kun, se você acessar os posts mais antigos, vai ver que quase todos tem comentários dele, super gente boa!

      Mas enfim, é isso mesmo que vc disse, está tudo muito parecido, cheio de clichês, e o ecchi está se tornando o foco de muitos animes que perderam o conteúdo. Os animes mudaram, infelizmente nem todos para melhor. Os antigos, aqueles que fizeram de mim uma verdadeira otaku, ainda estão no meu top. A Sakura foi marcante para muitos, merece os créditos por ter feito milhares de brasileiros otakus, junto com os outros animes que vc citou, é claro.

      'Otakuquinho'ri aqui, que fofinho ^_^ queria mesmo que comentassem seu passado, como viam os animes antes e como veem agora, sempre fico feliz de ler seus comentários Shiro-kun, não importa o tamanho :->

      Kissus otakuquinho!

      Excluir

Yoo Hoo futuro comentarista!
Pensando em comentar? Antes de mais nada, leia as regrinhas:

♛ Pode falar sobre o que quiser, deixar críticas, reclamar, perguntar...
♛ Nada de termos ofensivos, por favor!
♛ Se tiver algum blog/página/site que deseja divulgar, basta deixar a url no fim do comentário que eu visitarei.
♛ Mas cuidado! Se você adicionar "http://" seu comentário corre o risco de virar spam, é melhor usar apenas o endereço simples com "www"

Hai! Agora pode comentar à vontade. Ficarei feliz em saber sua opinião a respeito do blog e dos posts, e respondo de bom grado todos os comentários.

♛ Aguardando ansiosamente seu comentário...