18 julho 2014

Preconceito Contra a Música Oriental

Olá povo mio o/ 

Hoje vou tratar de algo bem chato (e sério) que costuma acontecer infelizmente com a comunidade otaku e creio que, em especial, com os kpoppers. Como somos minoria, e toda minoria acaba sendo hostilizada pelos “dominantes”, o preconceito é fato em nossas vidas. Pra começo de conversa, todo e qualquer tipo de preconceito é, na minha opinião, no mínimo irritante e desrespeitoso. Pra quem não concorda com esse tipo de atitude, ver alguém ser vítima de preconceito é uma coisa... sofrer na pele já é outra bem diferente e pior. É bem verdade que quem vive nesse meio de amor à cultura oriental já está acostumado e de certa forma preparado pra receber críticas e ouvir piadinhas. Não deveria ser dessa forma, mas é isso que acontece. 

Eu mesma, assim que comecei a ouvir kpop, pensei logo “Vish, quando eu mostrar o que eu ando ouvindo eles vão me achar esquisita, no mínimo diferente”. Já deixei passar muita coisa, e fui levando na brincadeira tudo de ruim que me falavam a respeito do meu gosto musical. Mas uma hora a gente cansa, e se hoje alguém vier me falar mal da música oriental eu respondo na mesma hora e defendo como puder. A última veio de um amigo meu que perguntou se no meu celular tinha alguma música de gente normal pra ouvir, ou se só tinha música de louco mesmo. Eu disse que louco era viver num mundo onde se tem uns 200 países, todos produzindo músicas, e se limitar a escutar só a brasileira e americana como ele fazia. Ainda bem que era um amigo que consegue me aturar, e não um colega, porque se fosse apenas um colega acho que ele até deixaria de falar comigo. Nesse dia eu fiquei P da vida mesmo, hehehe...

E ainda há aqueles que dizem que não sabem por que eu ouço se eu nem entendo nada do que dizem. Mas peraí, quem foi que disse que eu não entendo? E mesmo se eu não entendesse isso não seria motivo pra deixar de ouvir, uma vez que existem milhares de pessoas que não falam praticamente nada de inglês (ou qualquer outra língua) e estão aí ouvindo música nesse idioma normalmente sem serem criticados. No entanto, nenhum argumento funciona com essas pessoas, porque para elas aquilo é aquilo que ela pensa e pronto. Música japonesa/coreana/chinesa é música de louco e pronto! 

Existem alguns que até são mais flexíveis e que, apesar de fazerem piadinhas e torcerem o nariz, aceitam que esse gênero de música pode sim agradar alguém. Mas esses são poucos. A maioria é do tipo que não entende como alguém pode gostar de algo que ele não gosta nem de longe. Que fique claro que, eu não quero enfiar minha opinião goela abaixo de ninguém. Já vi muitos otakus/kpoppers fazerem isso e sei que só faz com que a outra pessoa torça ainda mais o nariz. 

Não acho que todos devam amar a música que eu amo, e nem quero que isso realmente um dia aconteça porque pra mim são as diferenças que tornam o mundo interessante. Se todos fossem iguais esse lugar aqui não teria a menor graça. Só quero que todos sejam maduros suficientes pra entender que não é porque algo lhe parece ruim que seja ruim para todos. Existem gostos e gostos, e quando o assunto é preferência musical não existe nada totalmente certo ou errado, nem totalmente bom ou ruim, só existe aquilo que lhe agrada e aquilo que não lhe agrada, mas que pode agradar ao outro. Se respeitarmos isso fica tudo bem.

Não vejo nenhum sentido em qualquer tipo de preconceito. Não entendo como algumas pessoas são tão desrespeitosas e perdem seu tempo com algo que não acrescenta nada nas nossas vidas. Aff... isso aqui tá mais um desabafo do que outra coisa. Mas é porque preconceito realmente me irrita bastante, seja musical, cultural, racial ou social. É um julgamento descabido que uma pessoa faz da outra.

Bem, espero que isso um dia acabe e que haja mais respeito. Abraços e inté o/

3 comentários:

  1. Concordo plenamente com vc Ivy chan! :)
    Eu, na verdade, não sofro preconceito com música oriental, mas normalmente com música brasileira e outros estilos musicais mais "desconhecidos" (pelo menos aq no Brasil).
    E também n sou nenhuma amante de música oriental, na verdade sou bem "rígida" com meus gostos musicais dessa região, gosto de música japonesa (tradicional, pop, rock) e olhe lá, mas não tenho nenhum preconceito com amigos q gostam d k-pop, por ex, e até me disponho a ouvir as vezes (porque, aliás, as vezes eh bom experimentar uma coisa que vc supostamente n gosta, por que mtas vezes vc pd se surpreender! não eh??)
    Bom, era isso, soh queria postar uns comentários aí no seu blog pq acho q vc está precisando de um apoiosinho ultimamente neh? ;) kkkkkk!

    Beijos, Laura! ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura o/
      Antes de mais nada, muito obrigada por comentar ^_^ agora que eu voltei tá difícil reconquistar os seguidores, então tô precisando muito de apoio mesmo, hehehe...

      Seria ótimo se todos pensassem como vc! Né? As vezes parece que tudo que é diferente ou desconhecido é automaticamente rejeitado. Mas como vc mesma disse, a gente pode se surpreender, e pra mim isso é que é legal!

      Kissus, e muito obrigada por visitar o blog ^_^

      Excluir
  2. Faz tempo que vc posto isso mais vo comentar porque penso quase o mesmo que vc odeio preconceito não importa contra quem seja usado quem tem preconceito e o tipo de pessoa mais ridícula e mente fechada que existe odeio gente com mente fechada não to nem ai se gostam ou não do que eu gosto e nem quero que gostem porque não quero gostar da mesma coisa que esses lixos eu penso que esse tipo de gente deve sofrer preconceito pra aprender e duvido que aprendam algo porque lixo sempre vai ser lixo e nada mais!!! piadinha??? Eu chamo piadinha de de idiotice viadagem sacanagem mais tirando o fato de que não gosto de respirar o mesmo ar que esses insetos malditos eles ate podem deixar de ser lixo mais o fedor não sai e não esqueço do cheiro por isso não perdôo e to tentando elogiar mais não consigo vc ta certa mais não consigo pensar iqual a vc eu tenho mais raiva e nojo desses insetos eu não gosto muito de música japonesa embora tenha umas que gostei um pouco gosto mais de rock americano mais não tenho preconceito com nada e não ligo se não gostam do que eu gosto acho ate bom menos insetos gostando do que eu gosto: ) não acho que vc vai achar que to certo e não me importo só comentei a minha opinião que muitos acham exagerada

    ResponderExcluir

Yoo Hoo futuro comentarista!
Pensando em comentar? Antes de mais nada, leia as regrinhas:

♛ Pode falar sobre o que quiser, deixar críticas, reclamar, perguntar...
♛ Nada de termos ofensivos, por favor!
♛ Se tiver algum blog/página/site que deseja divulgar, basta deixar a url no fim do comentário que eu visitarei.
♛ Mas cuidado! Se você adicionar "http://" seu comentário corre o risco de virar spam, é melhor usar apenas o endereço simples com "www"

Hai! Agora pode comentar à vontade. Ficarei feliz em saber sua opinião a respeito do blog e dos posts, e respondo de bom grado todos os comentários.

♛ Aguardando ansiosamente seu comentário...