15 julho 2014

A Moda do Arco-Íris



Oie!

Estava eu aqui, na madrugada, ainda refletindo sobre a nova Malhação que mais parece um enredo de anime (já que em um só lugar tem luta, romance, música, drama, comédia e todas aquelas demais bobageiras que dificilmente se misturam dessa forma na vida real), e tentando entender porque raios é que eu tô acordada às três da manhã, sendo que às seis eu já vou ter que estar de pé, e então decidi repostar algo que postei logo que abri o blog, mas que até hoje ainda é interessante. Hoje o post da vez ou repost se preferir é sobre cultura oriental, mais especificamente moda!

Nas ruas de Harajuku, o famoso bairro da Moda de Rua Japonês, é comum se deparar com "garotas arco-íris". Isso mesmo, arco-íris! Cores das mais vivas se misturando com estampas diferentes e alegres, presilhas e mais presilhas, pulseiras de todos os tipos, meias listradas e com bolinhas...e o que vier é lucro! Estou falando do Decora.


As garotas arco-íris!
Primeiro: não ache que o estilo decora se baseia em pegar tudo que tiver no guarda-roupa e vestir de uma vez só. Não é assim que funciona, tudo tem, afinal, uma origem e explicação. A palavra Decora vem do inglês "decoration" (decoração) e a ideia inicial é pegar tudo que você gosta e sempre curtiu e misturar, brincar com cores e estampa, sem medo de críticas. É como quando éramos crianças e vestíamos todas as roupas que achávamos lindas, com um milhão de acessórios. Sem esquecer da lancheira com nosso desenho preferido. Resumindo, Decora é uma moda de espírito livre e criativo.

E quais são as características principais de uma Decora? Além de, claro, sempre ser colorida, existe alguns "pontos altos". Começando pela cabeça: no topo de tudo, em meio aos cabelos naturais ou coloridos, temos as presilhas de várias cores e tipos, tiaras com lacinhos e orelhinhas, sempre com algo cobrindo a cabeça. No rosto, adesivos coloridos e maquiagem básica, mas colorida, nada extravagante. Algumas usam máscaras cirúrgicas desenhadas e outras óculos de grau especificamente decorados. No corpo, vestidos bem coloridos, saias de bolinhas, rosa misturado com verde, azul e amarelo. Raramente são vistas Decoras com calças, mas existem, ainda que o mais comum sejam as saias e os vestidos.

As bolsas que as garotas arco-íris carregam são decoradas com personagens meigos, como a Hello Kitty e o Keroppi. No pescoço, colares cheios de cores dos personagens favoritos, acompanhados de cordões que carregam seus bichinhos virtuais. E para não deixar os braços livres, sempre há pulseiras de vários tipos, plástico, contas e alguns anéis para complementar. nas pernas as meias, lisas ou estampadas, cada pé uma cor, uma sobre a outra, fazendo uma brincadeira de cores e, nos pés sempre algum tênis ou sapatilha, bem confortáveis.

Também existem garotos que aderem ao visual, mas a maior parte realmente é composta por meninas. os rapazes seguem mais ou menos a mesma base, sem medo de se divertir com as cores, a única diferença é que eles dispensam a usual enxurrada de presilhas.

Atualmente o estilo já não é tão aparente no Japão, mas nunca deixou de haver um bom número de Decoras  caminhando pelas ruas e as revistas continuam a tirar fotos delas, mantendo viva essa moda do arco-íris, ainda que sua participação se resuma aos finais de semana em Harajuku. Caso tenha achado a ideia no mínimo interessante, faça uma tentativa. Corra até o seu armário e vista aquilo que você mais gosta, pegue suas presilhas e meias coloridas e se divirta, nem que seja apenas para algumas fotos, o importante é deixar a criatividade fluir!

Eu, particularmente, acho o estilo bem bacana, de ver, porque usar eu não teria coragem não. Já encontrei umas Decoras em alguns eventos de animes e achei elas bem legais, mas não faz muito o meu estilo. Na verdade eu nem sei direito qual é o meu estilo, vou refletir sobre isso.

Espero que tenham gostado do post, o próximo sobre moda oriental vai ser sobre o estilo Lolita.

Matta ne minna-san!

Fonte: Revista Anime Do

2 comentários:

  1. Heheheheheh! Também acho elas interessantes e divertidas, mas não fazem o meu estilo (como a maioria dos estilos e modas japonesas mais... "extravagantes", vamos dizer assim...kkkkkk!)

    Beijos, Laura! ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Extravagante é pouco! kkkkkkkkkkkk
      Te entendo bem, é muita cor pra uma pessoa só >.<

      Kissus o/

      Excluir

Yoo Hoo futuro comentarista!
Pensando em comentar? Antes de mais nada, leia as regrinhas:

♛ Pode falar sobre o que quiser, deixar críticas, reclamar, perguntar...
♛ Nada de termos ofensivos, por favor!
♛ Se tiver algum blog/página/site que deseja divulgar, basta deixar a url no fim do comentário que eu visitarei.
♛ Mas cuidado! Se você adicionar "http://" seu comentário corre o risco de virar spam, é melhor usar apenas o endereço simples com "www"

Hai! Agora pode comentar à vontade. Ficarei feliz em saber sua opinião a respeito do blog e dos posts, e respondo de bom grado todos os comentários.

♛ Aguardando ansiosamente seu comentário...